Sustentabilidade
Seguindo uma metodologia de trabalho pautada nos conceitos de modernidade, desenvolvimento sustentável e preocupação com o meio ambiente, a madeireira Mato Grosso comercializa madeiras de origem 100% legal, provenientes de florestas com Plano de Manejo Florestal Sustentável. Esses produtos são licenciados pelo órgão ambiental competente e possuem Documento de Origem Florestal (DOF).
Este documento foi instituído pela Portaria n°253 de 18 de agosto de 2006, do Ministério do Meio Ambiente – MMA, e representa a licença obrigatória para o controle do transporte de produto e subproduto florestal de origem nativa, ou seja, O DOF obrigatoriamente acompanhará toda a carga de madeira, da origem ao destino nele consignado.
Compromisso
Nos dias de hoje está mais do que comprovado que as empresas que trabalham a partir de um conceito de sustentabilidade conseguem resultados muito mais significativos diante da concorrência, principalmente os fornecedores de madeira. Neste ponto, até os ecologistas concordam, é o que diz por exemplo Estevão Braga, engenheiro ambiental e técnico da ONG WWF-Brasil. Segundo ele, “há mitos na sociedade de que as florestas devem ser intocáveis e de que o uso da madeira é uma atividade criminosa, quando, na verdade, o que acontece é exatamente o contrário: atribuir valor econômico às florestas – e, consequentemente, incentivar a produção sustentável de madeira – pode ser a única ferramenta eficaz, hoje, para protegê-las”, ressalta o engenheiro.